Posso receber ao mesmo tempo Aposentadoria e Pensão por Morte?

Sim, é possível receber os dois benefícios ao mesmo tempo.
Porém, é vedada a acumulação de mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, no âmbito do mesmo regime* de previdência social, ressalvadas as pensões do mesmo instituidor decorrentes do exercício de cargos acumuláveis na forma do art. 37 da Constituição Federal (a exemplo: dois cargos de professor ou dois cargos de médico).

*Regime Geral da Previdência Social – RGPS = INSS – trabalhadores com a carteira de trabalho assinada (CTPS); e, Regime Próprio da Previdência Social – RPPS = estatutário – servidores públicos (ex.: polícia militar) .

Também, não se pode receber duas ou mais aposentadorias do INSS, salvo se forem de regimes diferentes ou tiver direito adquirido e, excepcionalmente, do mesmo regime os profissionais da área de saúde com profissão regulamentada e também um cargo de professor com outro técnico científico.

E atenção, com a Reforma da Previdência, o segurado que pedir o benefício, terá direito de receber o valor integral do benefício mais vantajoso e apenas uma parte do menos vantajoso, sendo que, o outro benefício, de valor menor, será apurado de acordo com uma porcentagem em cima do salário mínimo.

-> Resumindo:

Acumula:
1- Pensão por Morte de um regime (ex.: RGPS) + Pensão por Morte de outro regime (ex.: RPPS);
2- Pensão por Morte de um regime (ex.: RGPS ou RPPS) + Pensão Militar;
3- Pensão por Morte (RGPS ou RPPS) + Aposentadoria (RGPS ou RPPS);
4- Pensão Militar + Aposentadoria (RGPS ou RPPS);

Não acumula:
1- Pensão por Morte (RGPS) + Pensão por Morte (RGPS);
2- Pensão por Morte (RPPS) + Pensão por Morte (RPPS).

Caso você tenha dúvidas, pode nos enviar uma mensagem ou deixar seu comentário aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *