APOSENTADORIA: 5 dicas para melhorar sua análise no INSS.
Solicitar sua aposentadoria no INSS não é uma tarefa fácil, o segurado necessita reunir seus documentos e seguir alguns passos dicas que iremos abordar:
⠀
1º. Saber usar a internet
O segurado poderá fazer o pedido da aposentadoria através do telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS, mas é necessário que se anexe seus documentos pelo site ou aplicativo Meu INSS, devendo ser digitalizados ou fotografados com nitidez, para facilitar a análise pelo INSS, além disso, cadastrar seu e-mail, em caso de exigência pelo INSS o segurado receber a notificação e cumprir no prazo.
⠀
2º. Documentos em ordem
Ao protocolar seu pedido no Meu INSS, é necessário apresentar os documentos em ordem cronológica, na horizontal para facilitar a leitura, carteira de trabalho com todas as anotações, carnes, PPP’s, identidade entre outros documentos.
3º. Apresentar resumo do pedido
É recomendado apresentar além dos documentos para comprovar seu direito, fazer um resumo do pedido através de petição, explicando e detalhando o que pretende requerer, isso ajudará o INSS ao analisar o processo.
4º. Conhecer as regras de aposentadoria
É essencial que o segurado conheça seus direitos, para não protocolar pedido errado. Deve fazer o pedido da aposentadoria que preenche os requisitos, e também saber de qual é mais vantajosa.
⠀
5º. Verificar seu CNIS e dados cadastrais
CNIS é um documento emitido no aplicativo e site Meu INSS, onde você verifica toda sua vida contributiva. Para uma melhor análise do pedido da aposentadoria, é recomendado o segurado fazer uma análise de seu CNIS comparando com suas carteiras de trabalho e carnes, e em caso de falta de vinculo ou contribuição no CNIS, mostrar através de uma petição, comprovando com documentos a existência do vínculo ou contribuição.
Caso você tenha dúvidas, pode nos enviar uma mensagem ou deixar seu comentário aqui.
⠀
#advogadoprevidenciário#advogado#inss#aposentadoria#beneficio#auxilio